sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tatuagem, posso ou não sendo cristão?

Eu estava procurando alguns ensinamentos na internet estes dias e achei este do blog "Mais que Vencedores" de autoria do Pastor Ciro Sanches Zibordi, achei super interessante porque assim como todo jovem tive vontade de fazer uma tatuagem, mas me contestei por ser cristã, batizada e frequentadora de uma igreja. Acho que como todos como eu que tiveram vontade procuram saber porque não podemos fazer uma tatuagem sendo que na bíblia não existe um versículo específico nos proibindo, por isso deixo a vocês este ensinamento para que tirem suas conclusões em relação a tatuagem.


       -----------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesses últimos dias, nas igrejas, existem pessoas aos quais não têm a Bíblia de fato como lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho (Sl 119.105).  Bem na verdade, alguns ditos evangélicos até dizem seguir aos mandamentos da Palavra de Deus. Mas ignoram por completo os princípios bíblicos. E estes são fundamentais para responder a perguntas difíceis. Aliás, muitos jovens já me perguntaram se o crente pode usar tatuagem. E eu lhes repondi: “Pode!” Mas, antes que falassem mais alguma coisa, acrescentei: “O crente deve fazer tatuagem?”

É claro que não encontramos na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, um mandamento do tipo “Não farás tatuagem”. Então “Já que não há mandamento contrário à tatuagem, então podemos tatuar livremente o nosso corpo”, afirmam. Que engano! Eles ignoram por completo o fato de que a Palavra de Deus contém princípios, pelos quais o Senhor controla todo o nosso viver. E os princípios, diferente dos mandamentos, são gerais. Não há fatos específicos neles, mas por meio deles sabemos se a tatuagem, por exemplo, combina ou não com a vida cristã.
                                
Há muitos princípios na Palavra de Deus. O livro de Provérbios apresenta vários. E em cada livro da Bíblia eles estão no meio de mandamentos e promessas. Somente um crente desejoso de andar segundo a Bíblia se dá ao trabalho de encontrá-los e passar a segui-los no dia-a-dia. Quer exemplos? Leia Lucas 9.23; Romanos 12.1,2; 1 João 2.15-17; 1 Coríntios 6.12; 10.23,31; Filipenses 4.8; 1 Tessalonicenses 5.22; e Hebreus12.1.

Em que os princípios contidos nas passagens acima se relacionam com a nossa pergunta? Bom, ser cristão implica renúncia ao “eu”, à própria vontade. Quem segue a Cristo deve ou não abandonar vontades como fazer tatuagem ou colocar piercing, etc.? A vida cristã implica não amar o mundo nem o que nele há. E “mundo” aqui denota “o modo de viver das pessoas ímpias” ou “o sistema dominado por Satanás”. A tatuagem é própria desse mundo que tem o Diabo como príncipe.

Temos livre-arbítrio, pois todas as coisas nos são lícitas, somos livres, porém nem todas nos convêm ou nos edificam. Nesse caso, eu posso, mas não devo fazer tatuagem. Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Como pretendo fazer isso tatuando o meu corpo? Qual é a fama da tatuagem? Confronte com o princípio de que devemos atentar para o que é de boa fama (Filipenses 4.8). Diante dos princípios da Palavra de Deus já mencionados, não há dúvida de que a tatuagem não combina com a vida cristã, ainda que não haja um mandamento expresso  a condenando.

É impossível glorificar a Deus por meio de tatuagens, pois não devemos apenas evitar o pecado. Devemos evitar também a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22).  Alguém insistirá em dizer que não há mandamento quanto à tatuagem... De fato, é verdade. Mas, para que servem os princípios?

Não há mandamentos sobre pecados novos. O Tentador é criativo. Já pensou se a Bíblia tivesse mandamentos expressos para todos os tipos de pecados? A Bíblia seria muito maior. Daí vale a expressão “e coisas semelhantes a estas” (Gálatas 5.21). Mas não há dúvida, à luz dos princípios da Palavra de Deus, de que o Senhor não se agrada de pecados como fazer tatuagem.

Texto adaptado por Carol Bueno.
Autoria Original Pastor Ciro Sanches Zibordi

Obs: os ensinamentos aqui são para àqueles que sentem vontade em fazer uma tatuagem, mas já frequentam a igreja e não para àqueles que fizeram quando não conheciam o amor de Deus. Segue o link do post:

http://wwwmaisquevencedores.blogspot.com.br/2009/01/por-que-o-cristo-no-pode-fazer-tatuagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário